Qual é o significado de necrologia? Aprenda tudo sobre esse assunto!

Qual é o significado de necrologia? Aprenda tudo sobre esse assunto!

A necrologia é uma palavra muito pouco conhecida, bem como, um campo de estudos pouco explorado e divulgado em nossa sociedade. Até mesmo no meio acadêmico e na comunidade científica existem poucas informações sobre o que seria a necrologia.

Sendo assim, muito é muito comum as pessoas desconhecerem esse termo e não saberem o que essa palavra significa. Pensando nisso, no texto de hoje, vamos esclarecer todo o significado dessa termologia e explicar tudo o que está por trás da palavra necrologia.

Então, fique com a gente e saiba mais sobre esse assunto!

A definição da palavra Necrologia

De acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Online, a palavra necrologia é caracterizada da seguinte forma:

  • (ne.cro.lo.gi.a) / s.f. (substantivo feminino)

1 – Relação de notícias sobre pessoas falecidas.

2 – Documento ou livro onde são relacionados os mortos.

3 – Seção do jornal que publica anúncios sobre óbitos ocorridos.

4 – O mesmo que obituário.

5 – Pode-se chamar de necrologia ou necrológio um discurso funerário.

O significado de necrologista ou necrólogo

Por sua vez, após entendermos o termo necrologia, faz-se necessário compreender também os termos necrologista e necrólogo para compreendermos melhor todos os significados intrínsecos nessa palavra.

Sendo assim, ainda de acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa Online, temos as seguintes definições:

  • cro.lo.gis.ta / s.m. – s.f. – a. m. – a.f. (substantivo masculino e feminino / adjetivo masculino e feminino)

1 – Pessoa que faz ou escreve necrológios.

2 – Pessoa que faz ou escreve necrologias.

3 – Aquele que faz notícias necrológicas.

  • cró.lo.go / s.m. (substantivo masculino)

1 – Texto necrológico.

2 – Texto de necrologia.

3 – Texto de obituário.

4 – Discurso necrológico.

5 – Discurso de funeral.

Portanto, percebe-se que a palavra necrologia e os termos necrologista e necrólogo também estão associados à mesma definição de obituário e textos de caráter informativo sobre a morte de uma pessoa.

O significado da palavra Obituário

É possível perceber que, simplesmente, a palavra necrologia possui o mesmo significado que a palavra obituário, sendo assim, elas são palavras sinônimas. Portanto, vamos encontrar então o significado da palavra obituário para tentarmos compreender melhor o assunto.

Veja:

  • (o.bi.tu.á.ri.o) / s.m. (substantivo masculino)

1 – Um obituário é o informe da morte de um indivíduo em particular, ou seja, o texto que informa a morte de uma pessoa, contendo informações sobre o velório, sepultamento e mensagens de adeus e as condolências ao falecido. Em caso de pessoas famosas, normalmente traz um resumo de suas realizações em vida, com destaque para os episódios que as tornaram notáveis. Pode também ser um simples comunicado publicado em jornais, na forma de anúncio pago ou em seções de utilidades públicas.

Características gerais do termo Obituário

É importante ressaltar que o obituário não necessariamente tem um foco jornalístico, porque depende diretamente de quem é a pessoa falecida.

Em caso de figuras públicas e de relevância para a sociedade, as informações podem ser mais detalhadas e menos técnicas, com dados mais relevantes sobre as causas da morte do indivíduo, podendo chegar a detalhar fatos da vida da pessoa.

Nesses casos, as características do obituário podem abordar mais questões além do caráter informativo, transformando-se num texto mais completo. Sendo assim, é nestes casos que o termo necrologia é mais adotado, mesmo que a palavra obituário e necrologia sejam sinônimas.

Elas podem ser usadas nesses casos onde o texto apresenta mais informações sobre as causas da morte, além de informar o óbito e detalhar acontecimentos da vida do falecido.

Portanto, pode-se dizer que, apesar de iguais, os termos obituário e necrologia também podem ser diferenciados devido ao enfoque.

Se for mais jornalístico e com menos detalhes sobre a morte, chama-se mais comumente de obituário.

Se for mais detalhado em relação aos acontecimentos da morte, mesmo contendo foco jornalístico e outros aspectos, chama-se mais comumente de necrologia.

Diferença entre Tanatologia e Necrologia

Muita gente confunde esses termos, mas tanatologia, necrologia e necropsia, são coisas totalmente diferentes, apesar da confusão que costuma haver entre esses termos.

Necrologia, como explicado anteriormente, refere-se a um texto sobre o falecimento de uma pessoa, uma espécie de obituário mais detalhado com enfoque maior na causa e nos acontecimentos da morte da pessoa.

Tanatologia, por sua vez, é o estudo científico da morte, ou seja, é a ciência que investiga os aspectos forenses das causas da morte das pessoas, que são feitos através de relatórios. Isso faz com que muita gente confunda tanatologia com necrologia.

Por último, tenha cuidado, porque muita gente também confunde o termo necrópsia com tanatologia e necrologia, mas necrópsia é outra coisa, com um significado diferente!

Gostou do texto? Então não deixe de nos deixar um comentário com sugestões para nossas matérias e compartilhe nossos conteúdos com os amigos!

Você também pode gostar do nosso texto O que é Necrópsia? Saiba Mais!”.

 

×