Exumação de Cadáver – Conheça detalhes dessa prática

Exumação de Cadáver – Conheça detalhes dessa prática

Um dos assuntos que mais geram dúvidas e curiosidades sobre a morte é a exumação. Conhecer os principais pontos dessa prática, é essencial para tomas as melhores decisões nesse momento delicado e importante para a família. 

O que é Exumação? 

A exumação é o ato de desenterrar, exumar os despojos mortais (ossos) da sepultura e levá-los em uma urna menor ou cremá-los por algum motivo em especial. 

Um dos primeiros pontos que deve ser observado antes dos familiares decidirem solicitar a exumação do falecido é verificar se no o cemitério público ou particular do Município tem área para alocar os ossos exumados do ente querido. 

Quando ela pode ser solicitada? 

A exumação de cadáver é uma prática muito comum no Brasil e tem com o objetivo desocupar o espaço nos jazigos para novos sepultamentos que venham ser realizados ou por motivos administrativos do cemitério. 

Em outros casos, a exumação ocorre quando a família solicita formalmente, seja porque está se mudando para outra cidade e quer ficar próximo do ente querido ou porque deseja transferir a ossada de um cemitério para outro. 

A família também poderá solicitar a cremação dos restos mortais do falecido, e para isso, a realização da exumação do cadáver. 

Outra situação que justifica a exumação é a solicitação por determinação judicial para perícia do cadáver quando há suspeita em relação a causa da morte ou para realizar pesquisas científicas. 

Como é feita a exumação?

Segundo a legislação brasileira, a exumação somente poderá ser realizada depois de três anos em média após o sepultamento, à exceção de situações especiais, onde a retirada pode ocorrer antes do tempo. 

Porém, existiram casos de exumação de corpos que ainda não haviam sido decompostos, o que gerava desconforto aos familiares que acompanhavam o procedimento, além das dificuldades técnicas no caso de transferência de ossada perpétua. 

Assim, muitos cemitérios estão optando por prazos maiores, geralmente de 5 anos, para garantir a total decomposição do cadáver e evitar qualquer mal-estar nos familiares. 

A exumação pode ser acompanhada por algum membro da família que será avisado com 30 dias de antecedência. Caso o familiar se recuse a acompanhar, a exumação será devidamente fotografada para garantir que o corpo exumado seja o correto. 

No dia da exumação, todos os envolvidos devem estar devidamente protegidos com luvas, macacões e respiradores para evitar contaminações. 

É verificado o estado do caixão, se há arrombamentos ou rachaduras, o tamanho da urna, as etiquetas e demais informações que os técnicos acharem necessários. 

Os ossos são retirados e colocados em uma urna menor, gaveta ou será levado para cremação. Já os restos de roupas e peles são jogados em um aterro.

Em caso de exumação por decisão judicial, deverá estar presente um representante da área judicial e os ossos do falecido serão levados para o Instituto Médico Legal (IML).  

Documentos necessários para exumação 

O procedimento de exumação exige autorização judicial que pode ser solicitada através da administração do próprio cemitério. Para isso os documentos necessários são: 

  • Certidão de óbito (original ou cópia autenticada); 
  • Documento que comprove o parentesco com o falecido;
  • Cópia do RG e CPF de quem está solicitando; 
  • Cópia do contrato, em casos de cemitério particular. 

O trâmite da solicitação de exumação se dará de acordo com o motivo da solicitação e com as normas específicas de cada Município. 

Cremação de ossos exumados

A cremação é uma tradição de quase 3 mil anos e para algumas religiões do Oriente, tem um significado sagrado, no qual o fogo simboliza a purificação, eliminando os defeitos da pessoa e liberando a alma. 

Para que seja realizada a cremação, são necessários alguns requisitos como: comprovação da “Declaração de vontade” assinada pela pessoa antes de sua morte e registrada em cartório.

Em outros casos, a cremação pode ser exigida por parentes de primeiro grau, maiores de 18 anos: marido/mulher, descendente, antecessor ou irmão do falecido. 

O Memorial Vila Alpina oferece uma sala excelente para celebrações ecumênicas e a família recebe as cinzas com todo respeito e carinho em sacos plásticos ou urnas funerárias. 

Agende a cremação dos ossos Exumados de seu ente querido.

Dispomos de uma equipe altamente qualificada e preparada, 24 horas por dia, para melhor atendê-los!

Ligue e solicite o orçamento através do telefone (11) 2366-0498

Até a próxima! 

×