Cemitério vertical: conheça suas vantagens

Cemitério vertical: conheça suas vantagens

O momento de despedida de um ente querido sempre exige algumas tomadas de decisões.

O local do enterro é uma das principais escolhas a serem feitas pelos familiares de um indivíduo, na hora de sua partida.

Para isso, conhecer os principais tipos de cemitérios existentes é essencial. Já abordamos no artigo “Tipos de cemitérios” as três formas de necrópoles mais conhecidas mundialmente.

Os cemitérios horizontais são, sem dúvidas, os mais tradicionais e com maior utilização. Os cemitérios do tipo jardins ou parques são mais reservados e em menores quantidades, porém com grande apreço.

E há, por fim, os cemitérios verticais, muito utilizados, porém em menor escala que os horizontais, que oferecem muitas vantagens, as quais merecem ser destacadas aqui.

O que é o cemitério vertical?

Diferente dos cemitérios horizontais, os cemitérios verticais consistem em edifícios construídos com o fim específico de abrigar cadáveres, lado a lado, um acima do outro.

O abrigo dos corpos é feito a partir de compartimentos individuais existentes nesses edifícios, denominados popularmente de “gavetas” ou tecnicamente de “lóculos”.

Essas gavetas possuem um tampo, geralmente confeccionado em pedras, com a exposição dos dados do indivíduo falecido, como nome, data de nascimento e falecimento.

Essa forma de armazenar cadáveres é bastante organizada e limpa, apresentando inúmeros benefícios para as pessoas envolvidas na escolha de um tipo de cemitério.

Ocupação reduzida do solo  

Sem dúvidas, a principal vantagem do cemitério vertical é o melhor aproveitamento do espaço de terra para abrigar cadáveres.

Como os corpos são armazenados em edifícios, verticalmente, e não de forma horizontal como nos demais tipos de cemitério, acaba por utilizar menos espaço no solo, otimizando a sua utilização.

O resultado é o abrigo de um maior número de corpos, em uma área de terra menor, quando comparado aos cemitérios horizontais ou do tipo jardim ou parque.

Tal fato pode ser uma solução para regiões que possuem áreas territoriais pequenas e um alto nível populacional.

Meio ambiente preservado

Outra grande vantagem do cemitério vertical é o cuidado que oferece ao meio ambiente, quando comparado aos tradicionais cemitérios horizontais.

Uma vez que os cadáveres são depositados em gavetas fechadas, não há o risco de as substancias tóxicas eliminadas no processo de decomposição dos corpos entrarem em contato com o solo e a água, contaminando-os, como acontece nos enterros tradicionais.

Além disso, evita que os odores oriundos do processo de decomposição dos corpos contaminem o ar ao redor, pois, neste tipo de cemitério, a decomposição é realizada com o oxigênio existente dentro da gaveta.

Espaço acolhedor

Os cemitérios verticais têm a vantagem de oferecer aos seus visitantes o acolhimento e conforto que eles necessitam e merecem.

Como as gavetas se encontram nos andares dos edifícios do cemitério, os familiares e amigos do indivíduo falecido não ficam expostos às variações climáticas, estando acolhidos pela estrutura das construções verticais.

Além disso, contam com sinalizações, rampas e, até mesmo, elevadores, para facilitar o acesso aos lóculos, de forma organizada e tranquila.

Boa aparência   

Os novos cemitérios verticais tendem a seguir um determinado padrão estético, mais bonito que os tradicionais. Como exemplo, tem-se a utilização de pedras naturais como parte das paredes de alguns cemitérios.

Também, os moldes dos cemitérios verticais tendem a diminuir a aparência desagradável ocasionada por túmulos violados ou deteriorados, muitas vezes encontrados nas necrópoles horizontais.

Maior segurança

Por fim, e não menos importante, é comum os prédios possuírem sistema de vigilância e segurança 24 horas ao dia.

Dessa forma, é possível garantir maior preservação do espaço, e evitar que pessoas sem permissão ingressem no cemitério.

Cemitérios verticais versus cremação

É importante ressaltar que os cemitérios verticais e a cremação são destinos totalmente diferentes para indivíduos falecidos.

Enquanto o cemitério vertical abriga o corpo sem vida, dentro de um compartimento próprio em um edifício, a cremação transforma o cadáver em cinzas, incinerando-o.

Porém, quando falamos em preservação da natureza, os dois destinos se assemelham muito.

Isto porque, em ambos os casos, os corpos em decomposição não liberam substancias tóxicas no solo, evitando a sua contaminação.

Assim, contribuem com o meio ambiente, com a adoção de procedimentos considerados higiênicos e limpos.

Conheça os tipos de cemitérios

Cemitérios são locais que as pessoas costumam visitar com diferentes frequências.

Algumas, visitam de forma recorrente e assídua, para relembrar as memórias do ente falecido.

Outras, visitam esporadicamente, em datas de homenagens ou somente para manutenção.

Qualquer que seja o seu perfil, é importante que, oportunamente, conheça os tipos de cemitério existentes, de forma que comprove a aparência, o acolhimento e os benefícios de cada um.

×